Compartilhar

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19) segunda fase da Operação En Passant, com ações focadas na investigação de crimes relacionados ao aliciamento violento de eleitores no município de Cabedelo. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva. Medidas cautelares diversas da prisão também foram decretadas no âmbito da operação, que busca apurar a suposta influência de uma facção criminosa no processo eleitoral municipal.

A primeira fase da Operação En Passant ocorreu no dia 18 de outubro, quando três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A coleta de provas durante essa fase inicial motivou o desdobramento da investigação, resultando na segunda fase realizada hoje.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação aponta que uma facção criminosa estaria utilizando seu controle territorial para influenciar eleitores, trocando apoio eleitoral pela nomeação de indivíduos para cargos comissionados e outras formas de poder político. Entre os crimes investigados estão a constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto, lavagem de dinheiro e peculato.

Os materiais apreendidos durante a operação serão analisados e, posteriormente, apresentados ao Juízo Eleitoral para avaliação e tomada de medidas judiciais cabíveis. Não está prevista a realização de coletiva de imprensa sobre o caso.

T5