Compartilhar

João Pessoa avançou quatro posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, em comparação com 2023, e se tornou a 4ª cidade mais competitiva do Nordeste. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (21) e revelam que setores da economia alavancaram a cidade na ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos municípios e estados.

De acordo com o ranking, João Pessoa só perde para Recife (PE), Fortaleza (CE) e Terezina (PI). A nota normalizada da Capital paraibana – nomenclatura dada pela ferramenta – ficou em 52,59. As notas das cidades à frente dela são, respectivamente, 56,65; 54,75 e 52,8.
João Pessoa está à frente de Salvador (BA), Maceió (AL), São Luís (MA), Aracaju (SE) e Natal (RN).

Potenciais do município – Alguns setores das administrações municipais são avaliados pelo Ranking de Competitividade dos Municípios para se chegar a nota elencada. No caso de João Pessoa, um dos potenciais que fez a cidade avançar quatro posições foi ‘Sustentabilidade Fiscal’ que subiu 110 posições em comparação aos dados do ano passado. A taxa de investimento foi quem mais ajudou avançando 149 posições.

Outra área que levou a Capital paraibana a avançar foi ‘Inovação e Dinamismo Econômico’, subindo 14 posições.

Desafios do município – Nesse cenário, a qualidade da educação, o acesso à saúde, as telecomunicações e a segurança se destacaram nos índices de competitividade em João Pessoa, sendo o último setor com o maior avanço, 31 posições.