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A Educação da Paraíba foi o pilar que mais cresceu no Ranking de Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quarta-feira (21). Com um avanço de 6,0 pontos em relação ao ano anterior, nenhum outro estado alcançou uma evolução tão significativa na educação, consolidando-se como referência nacional no setor. Esse crescimento reflete o impacto positivo das políticas públicas implementadas pelo Governo da Paraíba, que têm fortalecido a qualidade da educação pública e beneficiado diretamente os estudantes paraibanos. O indicador avalia quesitos como taxa de frequência, índice de oportunidade, atendimento, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

O ranking mostra que a Paraíba obteve o 1º lugar no quesito Avaliação da Educação, alcançando a pontuação máxima de 100 pontos, o que a coloca no topo do ranking junto a outros estados nesse critério. Além disso, a Taxa de Atendimento do Ensino Infantil teve um avanço notável, subindo sete posições e assegurando o 13º lugar entre os estados brasileiros. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, os resultados no ranking indicam que o Estado vem se destacando por oferecer mais oportunidades de acesso à educação e garantir que as crianças estejam inseridas nas etapas iniciais do sistema educacional.

“Esse crescimento de seis pontos no pilar da educação é reflexo de um trabalho contínuo e dedicado em prol da qualidade do ensino público em nosso estado. O avanço no Ranking de Competitividade dos Estados mostra a eficácia das políticas públicas implementadas no Estado e fortalece a posição da Paraíba como referência na educação e em gestão pública eficiente no Nordeste e até no Brasil. Temos investido fortemente em programas que focam na melhoria dos indicadores educacionais e na recuperação da aprendizagem e esse é um resultado que nos motiva a continuar avançando e buscando sempre o melhor para os nossos estudantes”, comemora Wilson Filho.

Os resultados positivos da educação paraibana podem ser atribuídos a uma série de fatores, entre eles o regime de colaboração entre o Governo da Paraíba e os municípios, que tem sido fundamental para a implementação de políticas eficazes em toda a rede de ensino. Programas como o Alfabetiza Mais Paraíba, que recebe um investimento de R$ 23 milhões por ano, têm sido essenciais para melhorar a qualidade do ensino nos primeiros anos do ensino fundamental, etapa que foi duramente afetada pelos impactos da pandemia. Além disso, a Paraíba também se destaca pelo número de escolas técnicas na rede estadual, com 157 unidades em funcionamento, representando um terço do total, e a entrega de novas unidades. Só em 2024, 14 escolas já foram entregues beneficiando milhares de jovens.

A preparação dos estudantes para o Enem também vem sendo uma prioridade com o programa “Se Liga no Enem”, que em 2024 tem mais de 13 mil inscritos. O programa é voltado para oferecer revisões, práticas laboratoriais, oficinas e atividades culturais, tudo com o objetivo de preparar os alunos da rede estadual para o Enem. O investimento em infraestrutura e tecnologia, além do deslocamento de equipes para viabilizar essas atividades, somam aproximadamente R$ 220 mil, demonstrando o compromisso do Estado em proporcionar as melhores condições de estudo e aprendizado para os estudantes. Complementarmente, o “Desafio Nota Mil” vem contribuindo para o desenvolvimento das competências de leitura, interpretação e escrita, preparando os estudantes para se destacarem na prova de redação do Enem.

O ranking também analisa o desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nesse quesito, a Paraíba avançou cinco posições, chegando à 16ª colocação no indicador, o que demonstra a eficácia dos esforços para recuperar os índices de aprovação e aprendizagem, especialmente após os desafios impostos pela pandemia. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb 2023 mostra que a rede pública atingiu 5,3 pontos, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já nos anos finais do ensino fundamental, o Estado mostrou uma trajetória de recuperação, alcançando 84% de aprovação, um aumento expressivo em relação aos 78% registrados antes da pandemia.

Outro aspecto relevante é o fortalecimento do ensino médio na Paraíba, que teve um progresso contínuo em seus indicadores. Em 2023, o Estado registrou um aumento no indicador de rendimento, passando de 83% em 2019 para 84%. A Nota Média Padronizada, que avalia o desempenho dos estudantes em Português e Matemática, também apresentou crescimento, subindo de 4,14 para 4,29 em dois anos. Especificamente, a média de Matemática avançou de 252 para 259 pontos, enquanto a média de Português passou de 260 para 264 pontos.

Os dados do Ideb confirmam o sucesso das políticas educacionais do Estado. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a taxa de aprovação dos estudantes atingiu 96%, superando os 92% registrados antes da pandemia. A recuperação dos níveis de aprovação é um dos desafios críticos enfrentados pelos sistemas educacionais no Brasil, e a Paraíba tem conseguido superar essa dificuldade de maneira eficaz. No ensino médio, o indicador de rendimento cresceu de 83% para 84%, enquanto a aprendizagem em Português e Matemática também mostrou avanços, reafirmando o compromisso do Estado com a melhoria contínua da qualidade do ensino.

Sobre o ranking – O Ranking de Competitividade dos Estados, criado em 2015 pelo Centro de Liderança Pública (CLP), é uma ferramenta que busca apoiar os gestores públicos na tomada de decisões estratégicas, com base em indicadores que avaliam diferentes áreas de gestão nos estados brasileiros. Composto por 99 indicadores distribuídos em 10 pilares, como educação, infraestrutura e segurança, o ranking mensura o desempenho dos estados em critérios ESG (ambiental, social e governança) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O objetivo é promover a melhoria contínua das políticas públicas, incentivando a competição saudável e a implementação de boas práticas que geram impactos positivos na qualidade de vida dos cidadãos.

Fotos: Francisco França

Secom-PB