O deputado estadual Branco Mendes expressou sua profunda preocupação e indignação com a queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Alhandra, que apresentou resultados alarmantes no levantamento de 2023. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alhandra ficou entre as últimas posições nos rankings estaduais, ocupando a 196ª posição entre os 223 municípios paraibanos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), e a 173ª nos anos finais (6° ao 9° ano).
Branco Mendes, que já foi prefeito da cidade, lamentou o desempenho insatisfatório e destacou a falta de investimentos na educação local como um fator determinante para o resultado. “É uma vergonha para o município de Alhandra, que conta com 20 escolas municipais e mais de 4 mil alunos, figurar em uma posição tão vexatória no IDEB. Isso reflete o descaso com a educação, que deveria ser uma prioridade absoluta da Prefeitura”, afirmou o deputado.
O IDEB é o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil, e a queda no desempenho de Alhandra contrasta com o crescimento registrado na Paraíba, que alcançou 5,7 pontos nos anos iniciais e 4,5 nos anos finais do ensino fundamental. Na avaliação anterior, referente ao ano de 2019, Alhandra havia conquistado um crescimento expressivo, alcançando um índice histórico de 4,7 nos anos finais, durante a gestão do ex-prefeito Renato Mendes.
Enquanto o deputado atua para ampliar a estrutura do ensino em Alhandra, por meio do Governo do Estado, a exemplo da recente ampliação e reforma da Escola Antonio Camelo, inaugurada há poucos dias, em Mata Redonda, a Prefeitura, infelizmente tem abandonado a educação municipal.