O prefeito Cícero Lucena viaja, nesta quinta-feira (18), para Paris, na França, onde cumpre etapas para firmar contrato importante com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que irá beneficiar João Pessoa nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e preservação do Centro Histórico. São financiamentos na ordem de 44 milhões de euros para viabilizar a criação de quatro corredores viários, cinco terminais de integração, a recuperação e urbanização das margens do Rio Jaguaribe, além da revitalização de prédio da região central da cidade.
Detalhes – Os projetos estão alinhados com o macroplanejamento de médio e longo prazos do Município e sintonizados com as demandas de crescimento urbano e expectativas de desenvolvimento sustentável da cidade. Em 12 anos, João Pessoa ganhou mais 110 mil habitantes, conforme dados do último Censo do IBGE.
• € 35,8 milhões para a implantação de quatro corredores viários, com respectivos terminais e um Terminal de Integração Metropolitano. Os corredores são: Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro (Prefeitura de João Pessoa) e Cruz das Armas e Pedro II (Governo do Estado).
* € 19,6 milhões em obras de urbanização e recuperação das margens do Rio Jaguaribe, incluindo uma segunda etapa do projeto que garante a continuidade da recuperação ambiental e a ampliação do parque linear, numa intervenção que totaliza 7,2 km.
Esse conjunto de financiamentos previstos para contratação no segundo semestre de 2024, juntamente com o outro bloco de obras (corredores e terminais) a serem executados pelo Governo do Estado, vão proporcionar uma completa transformação no sistema viário, do transporte público e da mobilidade urbana de João Pessoa.
Na parte viária e de transportes, o objetivo geral do programa é a implantação de soluções para melhoria na acessibilidade, mobilidade urbana sustentável, por meio da implantação de sistema estruturante de transporte público.
Os corredores são: Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro. Além de corredores viários requalificados, serão implantados os Terminais de Cruz das Armas, Cristo, Varadouro, Pedro II/Mangabeira e Bessa, além do Terminal de Integração Metropolitano, no Varadouro.
Os terminais estarão interligados pelos corredores viários e anéis centrais, a partir da requalificação de diversas avenidas, com a implantação de ciclovias, pontos de ônibus e faixas exclusivas priorizadas para a circulação de ônibus de trânsito rápido.
Os projetos estão distribuídos entre Município e Estado:
EIXO 1:
Rede Integrada de Corredores Bus Rapid Service (BRS) de Transporte Público (Ações 1, 2, 3, 4, 5 e 6)
AÇÕES 1 e 2 (Governo do Estado)
• Corredor Cruz das Armas
• Corredor Pedro II
• Terminais de Integração de Cruz das Armas e Pedro II
• Terminal de Integração Metropolitano, no Varadouro
AÇÕES 3 e 4 (Prefeitura de João Pessoa)
• Corredor 2 de Fevereiro
• Corredor Epitácio Pessoa
• Terminais de Integração 2 de Fevereiro e Bessa/Aeroclube
• Sistema de Transporte Inteligente (ITS – Intelligent Transport Systems)
AÇÃO 5 (Prefeitura de João Pessoa)
• Espaço Logístico
AÇÃO 6 (Prefeitura de João Pessoa)
• Mobilidade e Acessibilidade da Área Central
• Sistema de Transporte Inteligente (ITS – Intelligent Transport Systems)
EIXO 2:
Urbanização e recuperação das margens do Rio Jaguaribe (complementação das vias existentes ligando os corredores)
Os projetos estão sendo desenvolvidos em sintonia com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana e do Plano Diretor de João Pessoa. Eles aproveitam a estrutura viária já consolidada hoje, com a adequada requalificação, objetivando:
• Requalificar o sistema de transporte público, ampliando sua capacidade e promovendo a integração intermodal, com anéis centrais para circulação de ônibus elétricos, anel perimetral para circulação de veículos de cargas, criação de sistema cicloviário;
• Adequar o sistema viário estrutural da região central da cidade, incluindo o Centro Histórico, para o fluxo das linhas troncais de ônibus que convergem para essa área;
• Implementar o conceito de ruas completas (vias com prioridades para pedestre e compartilhadas entre bicicletas e veículos com velocidade controlada).
Corredor Epitácio Pessoa:
• 24,4 quilômetros de corredor ligando o Centro da cidade às regiões Norte e Nordeste (Possui linha tronco com faixa à direita e corredor operado com ônibus articulado);
• 33 bairros atendidos;
• 395 mil pessoas beneficiadas;
• Valor do investimento: 7,2 milhões de euros (projeto + obra)
• Sistema de Transporte Inteligente (ITS – Intelligent Transport Systems)
Corredor 2 de Fevereiro:
• 11,59 quilômetros de corredor, ligando o centro da cidade às regiões Sul e Sudeste (Linha tronco ligando o bairro do Cristo ao Centro, com faixa à direita);
• 18 bairros atendidos;
• 255 mil pessoas beneficiadas;
• Corredor operado por ônibus articulado;
• Valor do investimento: 5,5 milhões de euros (projeto + obra).
Terminal de Integração 2 de Fevereiro:
• Valor do investimento: 4,7 milhões de euros (projeto + obra).
Terminal de Integração do Bessa:
• Valor do investimento: 3,8 milhões de euros (projeto + obra)
SISTEMA VIÁRIO E MOBILIDADE
ALGUMAS DAS INTERVENÇÕES FÍSICAS QUE VÃO ACONTECER:
* Ampliação de calçadas;
* Expansão da rede cicloviária;
* Redesenho das vias selecionadas;
* Pavimentação e drenagem superficial;
* Iluminação, semaforização, sinalização;
* Arborização;
* Instalação de mobiliário urbano;
* Construção dos espaços logísticos para abastecimento.
Terminais de Integração 2 de Fevereiro e do Bessa
ALGUNS BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O SISTEMA:
1. Redução dos tempos de espera nas linhas alimentadoras, uma vez que os ônibus não precisariam mais ir sempre à área central. As viagens mais curtas entre os terminais de bairro e os terminais de integração propostos permitiriam aumento na frequência do serviço;
2. Redução dos tempos de viagem ao longo do corredor com operação em faixa exclusiva e prioridade nos semáforos;
3. Redução das viagens à área central com os serviços oferecidos nos terminais multiusos e integração entre esses terminais;
4. Maior conforto e segurança nas estações e facilidade nas operações de embarque;
5. Oferta de serviços diversos nos terminais de integração;
6. Possibilidade de transferência de informações ao usuário por meio de ITS.
PROJETO DE MELHORIA DA MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DA REGIÃO CENTRAL DE JOÃO PESSOA:
A área central da cidade possui uma população de 23,6 mil habitantes. Esta área é responsável por 83% da demanda de deslocamento da cidade.
As intervenções tem como objetivo preparar a infraestrutura do sistema viário para apoiar um futuro processo de reabilitação da área central, a fim de reforçar o papel da região como centralidade municipal e metropolitana, mediante ações coordenadas de desenvolvimento urbano e econômico.
PROJETO DO RIO JAGUARIBE:
Recuperação e serviços de contenção das margens do Rio Jaguaribe em uma extensão de 7,2 km.
O projeto de recuperação das margens do Rio Jaguaribe é uma iniciativa de investimento que visa o crescimento mais sustentável da cidade, recuperando e protegendo seu maior rio urbano, de 15 km de extensão.
Desse total, um primeiro trecho de 2,5 km já está sendo urbanizado e recuperado (Etapa 1) com recursos próprios e também financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A segunda etapa do projeto do Rio Jaguaribe, objeto desta proposta, prevê a recuperação ambiental de suas margens em sua totalidade, além da ampliação do Parque Linear, compreendendo 7,2 km de intervenção.
O estudo sobre o desassoreamento do baixo curso do Rio Jaguaribe indica a necessidade de realizar intervenções em pontos críticos do rio, de maneira a reduzir problemas com inundações.
Com relação ao Parque Linear das Margens do Jaguaribe, sua implantação oferece de forma direta um aumento da área de várzea protegida, aumento na permeabilidade do solo, além de outros fatores que asseguram a redução da possibilidade de ocorrência de inundações catastróficas às margens do rio.
O projeto do parque deve atender aos pontos obtidos nas avaliações urbanas multidisciplinares, sob uma ótica ampla e comprometida com as diversidades peculiares de cada grupo populacional envolvido nas dinâmicas das áreas de estudo.
ALGUMAS DAS INTERVENÇÕES FÍSICAS E AÇÕES PREVISTAS:
* Complementação das vias existentes ligando os corredores;
* Pavimentação e drenagem superficial;
* Sinalização e Iluminação pública;
* Expansão da rede cicloviária;
* Implantação de Parque Linear;
* Contenção das margens do Rio Jaguaribe;
* Reassentamento de famílias e Regularização fundiária.
Secom-JP