Compartilhar

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (9), a fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota que resultou na criação do Partido Renovação Democrática (PRD). A decisão teve como base o voto da relatora do pedido das legendas, ministra Cármen Lúcia. Todos os ministros acompanharam o entendimento da relatora.

Ainda não há muitos detalhes sobre como vão ficar as coisas nos estados. “O número será o 25 e foi dessa forma que o TSE  resolveu aprovar a fusão, agora é aguardar a decisão da nacional para começar os trabalhos aqui no estado”, disse Dedé Salles, que era presidente estadual do partido PTB antes da fusão.

No âmbito estadual há alguns problemas entre lideranças que precisam ser equacionadas. Um embate que se trava desde o ano passado, quando teve início as articulações para a fusão.

Segundo a ministra, todas as exigências da legislação sobre o tema foram cumpridas. “A Procuradoria Geral Eleitoral também opinou pelo deferimento do pedido de fusão, destacando que as impugnações solicitadas versam sobre questões que não afetam matérias das competências da Justiça Eleitoral”, afirmou a magistrada.

ClickPB