O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), está investindo na qualificação e capacitação do seu quadro operacional, ofertando cursos aos policiais penais que estejam diretamente direcionados às necessidades do dia a dia de trabalho dentro das unidades prisionais. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Seap e os tipos de cursos oferecidos são sobre gestão, fraudes, obras prisionais, qualificação, direitos, comunicação social, gênero e sexualidade, etc., a fim de promover mais conhecimento e prática operacional no sistema carcerário, e os profissionais estejam aptos para desempenhar um serviço de excelência na sua missão.
Os cursos são ministrados pela Escola de Gestão (Egepen), que integra a Rede Nacional de Escolas de Serviços Penais, criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, mantida pela Escola Nacional de Serviços Penais. A Seap conta ainda com a parceria da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) e Ministério Público do Estado da Paraíba.
“Entendo a importância de cada vez melhor qualificar e capacitar o quadro operacional e não temos medido esforços na oferta de cursos aos policiais penais. Todas essas ações fazem parte do Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Seap para o ano de 2023. As ações são planejadas não só com a Egepen, mas com o nosso gabinete e toda a equipe e entidades sindicais, como também com os diretores das unidades prisionais”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária, João Alves.
O policial penal e diretor da Egepen, Mazukyevicz Ramon, ressaltou que, de setembro de 2022 até o mês de junho de 2023, foram ofertados cursos virtuais e presenciais para os policiais penais paraibanos com quase 700 vagas, com projeção de mais 300 vagas em cursos presenciais até o final deste ano. A Paraíba é o Estado com a maior oferta de capacitação para os policiais penais do Nordeste e 6° colocado no Brasil.
A rede de Ensino a Distância (EaD) da plataforma Sinesp – Segurança Pública possibilita à Egepen capacitar servidores nas atividades de forma virtual. Os instrutores são todos policiais penais da Paraíba com capacitação técnica nacional e internacional, selecionados via editais específicos no qual foram apreciados seus diplomas e currículos, além de suas experiências profissionais e docentes para oferecer ao servidor do Sistema Prisional Paraibano o que há de mais atualizado e moderno no que diz respeito às técnicas, táticas, ações e habilidades ao público do Sistema Carcerário.