O deputado federal Ruy Carneiro criticou mais uma falha grave da Secretaria de Saúde de João Pessoa, que resultou na suspensão dos incentivos financeiros das equipes da Atenção Primária enviados pelo Ministério da Saúde. “É preciso uma intervenção urgente nesse formato desastroso de gestão que está instalado em João Pessoa. Uma administração que não consegue garantir os serviços básicos e nem fazer simples atualizações de informações, não pode continuar prejudicando a população”, afirmou.
A falha citada por Ruy provocou o bloqueio de verbas para o custeio de equipes em saúde bucal. De acordo com a portaria divulgada pelo Ministério da Saúde, a suspensão dos repasses foi provocada pela desatualização de dados por três competências consecutivas, no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica.
Ruy também alertou que a suspensão dos repasses deve agravar a falta de atendimento nas unidades de saúde do município. “Mesmo com o repasse regular de recursos por parte do Governo Federal, nós acompanhamos à população sofrendo diariamente com unidades de saúde interditadas, falta de médicos, de remédios, e PSF’s caindo aos pedaços. Imagine agora sem receber esses valores? Essa questão precisa ser acompanhada de perto pelo Ministério Público”, defendeu.
Caso esse situação não seja regularizada em até 3 meses, João Pessoa pode perder definitivamente esses recursos e ter as equipes de saúde bucal desabilitadas de forma permanente.
Assessoria