A cidade de João Pessoa vem se consolidando como opção turística para milhares de pessoas ao longo do ano, atraídas pelas belas praias, clima agradável e riqueza cultural, de acordo com Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). No primeiro semestre de 2023 a ocupação da rede hoteleira chegou a 66,27% de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-JP.
Segundo o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, o número de feriadões no calendário nacional e pontos facultativos para o poder público nas esferas federal, estadual e municipal e, alguns também para a iniciativa privada, contribuíram para a ocupação elevada de turistas nos hotéis da cidade a exemplo do Carnaval, Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Corpus Christi, além da véspera e do dia de São João, que foram decretados em vários estados nordestinos.
“A expectativa para este semestre também é boa”. Ele levou em conta os feriados nacionais que ainda constam no calendário 2023, três deles caem numa quinta-feira, a exemplo do 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil; 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, e 2 de novembro (Dia de Finados). Temos ainda dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público), que cai num sábado; 15 de novembro (Dia da Proclamação da República), numa quarta-feira e, por fim 25 de dezembro (Natal), que este ano cai numa segunda-feira.
ABIH-PB – De acordo com as informações da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB) entre janeiro e maio deste ano chegou a 66,27%. O mês de janeiro foi o de maior ocupação atingindo o percentual de 82,96%, seguido pelos meses de fevereiro, março e abril com percentuais aproximados de 65,58%, 64,27% e 61,47%, respectivamente. Ao todo, a rede conta com 2.825 unidades habitacionais e 6.649 leitos apenas de equipamentos ligados à ABIH-PB.
Segundo o secretário de Turismo, a atual gestão municipal tem investido em ações voltadas para o aumento do fluxo doméstico e internacional de turistas na Capital paraibana, intervenções que resultam em oportunidades de negócios, estímulo a geração de emprego e renda, tornando o produto interno e os serviços mais competitivos o ano todo.
Daniel Rodrigues ressaltou, ainda, que a atual gestão vem buscando ações como ampliação do número de voos e rotas para João Pessoa, participação em feiras e eventos nacionais para divulgação dos roteiros locais, além de investimentos em ações como segurança pública, sendo uma das principais estratégias para a qualidade da experiência de turistas no município.
“Estamos trabalhando em consonância com a política Nacional de Turismo”, que busca contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas regionais, promover a inclusão pelo crescimento da oferta de trabalho e a melhoria da distribuição de renda, além da modernização e desburocratização do setor, ampliação de investimentos e o acesso a crédito, estimulo a competitividade, a inovação; a qualificação profissional e de serviços.