O governador João Azevêdo será submetido, nesta quinta-feira (15), a um procedimento de cateterismo cardíaco eletivo no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
Em nota à imprensa, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde explica que o procedimento foi previamente programado para fins de diagnóstico e solicitado pelo médico Fúlvio Soares Petrucci.
Sobre o procedimento cirúrgico:
O exame de cateterismo cardíaco é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue. o procedimento é realizado com sob anestesia local com uma pequena abertura para entrada do cateter na pele da virilha ou do antebraço na altura do punho ou cotovelo, a seguir é feita a inserção do cateter na artéria que será conduzido até o coração.
São localizadas as entradas das artérias coronárias direita e esquerda e feita a injeção de contraste à base de iodo, que permite a visualização das imagens das artérias e de possíveis pontos de entupimento. Também é injetado contraste no ventrículo esquerdo para visualização do bombeamento cardíaco.
Normalmente, o exame não demora mais que 30 minutos, sendo geralmente mais longo em pacientes já submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio ou doença da artéria coronariana.
- Secom-PB