Fotos: Francisco França
Compartilhar

O governador João Azevêdo participou, nessa quinta-feira (25), no Centro de Convenções de João Pessoa, da abertura da Expo Turismo Paraíba, um espaço de promoção dos destinos turísticos do estado nas modalidades ecoturismo, aventura, rural, cultural, gastronômico, religioso, sol e praia, negócios e eventos. O evento, que acontece até este sábado (27), em parceria com o Sebrae, deve reunir um público estimado de 10 mil pessoas e gerar negócios de aproximadamente R$ 3,4 milhões para os próximos seis meses.

Cerca de 100 destinos das 12 regiões turísticas da Paraíba (Brejo, Cariri, Curimataú, Seridó, Vale dos Sertões, Vale do Mamanguape, Vale dos Dinossauros, Vale do Paraíba, Serra da Borborema, Costa das Falésias, Trilha do Potiguara e Rota do Sanhauá), e mais de 300 pequenos negócios fazem exposições na feira.

A programação conta ainda com degustação da produção artesanal de alimentos e bebidas, promoção de seminário sobre boas práticas do turismo, palestras sobre o desenvolvimento de experiências do setor, além de um encontro com prefeitos e secretários municipais de turismo e da cultura, o Fomtur-PB.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual visitou todos os estandes e acompanhou apresentações culturais. Ele também ressaltou a união de esforços para fortalecer a indústria do turismo na Paraíba. “Nós temos investido fortemente para consolidar esse segmento e nesses primeiros meses do ano, já participamos de mais de 20 eventos de divulgação do Destino Paraíba. Também temos investido na infraestrutura das estradas que são rota do turismo, a exemplo da estrada da Pedra da Boca, de Boa Vista a Cabaceiras, onde temos o Lajedo de Pai Mateus, do Litoral Sul, de Alagoa Nova a Areia, que passa por mais de dez engenhos, no Polo Turístico Cabo Branco, no São João com mais de R$ 18,7 milhões de investimentos, gerando emprego, renda e melhores condições de vida para nossa população”, frisou.

A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, evidenciou as ações do governo para promover o setor no estado. “Nós estamos no caminho certo, investindo em infraestrutura, em hotelaria, na captação de voos, realizando um trabalho conjunto com os setores públicos e privados para preparar a Paraíba cada vez mais para o turismo”, sustentou.

O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, destacou a importância do evento para a apresentação das potencialidades dos municípios. “Nós estamos vendo aqui o que os municípios têm de melhor, seus saberes e culturas locais e vejo que a Paraíba começa a criar um grande produto, o Destino Paraíba, que vai do Litoral ao Sertão, mostrando que temos roteiro para encantar as pessoas. Esse é um esforço conjunto do Governo do Estado, dos municípios, do trade turístico e eu desejo muito sucesso e bons negócios”, disse.

A primeira-dama do estado, Ana Maria Lins; o deputado estadual Eduardo Carneiro; prefeitos de diversas regiões do estado; auxiliares da gestão estadual, a exemplo de Pedro Santos (secretário da Cultura), Rômulo Polari Filho (presidente da Cinep), Ferdinando Lucena (presidente da PBTur), Fabrício Feitosa (secretário executivo do Empreender) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador); além de representantes de entidades ligadas ao turismo prestigiaram o evento.

Secom-PB