A proteção de pessoas com intolerância à lactose é o destaque do novo Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Ruy Carneiro no Congresso Nacional. O PL 2390/2023 determina que hospitais, clínicas e unidades de saúde, públicas ou privadas, informem aos pacientes e acompanhantes a presença de lactose ou proteínas lácteas na composição de medicamentos.
Ruy ressaltou que a inciativa é uma demanda da sociedade e foi construída em parceria com associações que atuam em defesa da temática. “Fui procurado por representantes de instituições que atuam no segmento e juntos construímos a matéria, por identificarmos a necessidade de ampliar a segurança dessas pessoas. Esse é mais um fruto da minha constante presença em ambientes hospitalares e da incansável atuação em defesa da saúde”, esclareceu.
O parlamentar reforça que o PL tem o objetivo de evitar que pacientes sejam surpreendidos com a piora nos sintomas no próprio ambiente hospitalar. “Situações dessa natureza podem resultar em consequências severas e em casos mais graves, levar até a morte. Isso tudo pode ser evitado com a divulgação detalhada de informações e a aplicação de protocolos adequados”, acrescentou Ruy.
A matéria foi desenvolvida com representantes da Associação de Apoio a Alergia à Proteína do Leite de Vaca e Alergias Alimentares da Paraíba, em conjunto com a Associação de Familiares e Amigos de Crianças com Alergias e Intolerâncias Alimentares. O texto foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara Federal em parceria com a Deputada Luizianne Lins (PT/CE).
Assessoria