Compartilhar

O governador João Azevêdo realizou, nesta quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, uma série de entregas em Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano, tradicional reduto dos potiguaras. Na ocasião, o gestor também autorizou a ordem de licitação para o asfaltamento de vias da Aldeia Jaraguá, que compreendem uma extensão de 1,750 metros quadrados, representando investimentos de R$ 220 mil.

No evento também foram entregues 100 mil larvas de alevinos (tambaqui, tilápia ou similar), uma tonelada de sementes de milho, uma tonelada de sementes de feijão, meia tonelada de sementes de inhame, além de mudas de árvores nativas, com destaque para o jenipapo.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso de manter e ampliar as ações do governo voltadas para os povos originários, com projetos que visam a melhoria da qualidade de vida e a valorização cultural. “Hoje é um dia especial em que temos muito a celebrar, cientes de que também temos muita luta pela frente para fazer com que as políticas públicas cheguem cada vez mais aos povos originários. O governo está presente em todos os municípios, com ações de inclusão e obras que atestam o nosso respeito e cuidado com os povos indígenas e com toda a Paraíba”, frisou.

A secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou o empenho da gestão para garantir os direitos e a dignidade dos povos indígenas. “Hoje é um dia de celebração, de reafirmar o nosso compromisso de atender as necessidades dos povos indígenas. Na Paraíba, o governo tem dado o seu apoio a um povo que nos ensina sobre ancestralidade, cultura brasileira, religiosidade e continuaremos trabalhando para fazer valer os direitos dos povos originários com a construção e ampliação de políticas públicas em respeito à cidadania, como fizemos recentemente com o Salão do Artesanato que teve um de seus maiores volumes de vendas”, declarou.

O cacique geral do povo Potiguara, Sandro, agradeceu ao Governo do Estado pelos importantes investimentos nas aldeias. “Hoje é um dia especial, em que festejamos os povos originários e estamos juntos buscando melhorias para o nosso povo. Esse também é um momento de agradecer ao governo pelo que vem sendo implantado nas nossas aldeias, a exemplo de reforma e construção de quadras, laboratórios de robótica, novas escolas, pavimentações, representando o compromisso do governador com o nosso povo e nossa cultura”, disse.

O evento também foi marcado por apresentações culturais, exposição e comercialização do artesanato indígena e da culinária.

Também estiveram presentes ao evento os deputados estaduais Eduardo Brito e Danielle do Vale; prefeitos e vereadores da região;  a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Cristiana Almeida; a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense; o secretário de Cultura, Pedro Santos; o secretário da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo; o secretário chefe de Governo, Roberto Paulino; e o secretário executivo do Orçamento Democrático, Júnior Caroé.

Histórico de valorização — Desde 2019, o Governo do Estado tem promovido uma série de políticas públicas visando à dignidade e à valorização da cultura dos povos indígenas. Em janeiro, por exemplo, os povos indígenas foram homenageados na 35ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, promovendo dignidade e valorização da cultura dos povos originários.

Entre outras ações estão o combate à insegurança alimentar nas aldeias, com a entrega de alevinos, sementes de milho e feijão, além da distribuição de cestas básicas, medida que ganhou ainda mais importância durante o período mais grave da pandemia; acesso a linhas de crédito pelo Empreender-PB na modalidade Mulher, que beneficiou as indígenas potiguaras, contemplando toda a diversidade de empreendimentos.

Outras ações destacadas são cobertura da Patrulha Maria da Penha, programa-modelo na prevenção e na punição a violência doméstica e sexual, e implementação da Escola Cidadã Integral Técnica Matias Freire, com um projeto pedagógico voltado para contemplar a cultura indígena, assim como a realização dos Jogos Indígenas.

Secom-PB