A primeira chamada do Prouni – Programa Universidade para Todos 2022 aprovou na Paraíba 50 reeducandos. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), o número representa um aumento de 138% em relação à edição de 2021, quando foram aprovados 21 reeducandos do sistema prisional paraibano.
Do total de aprovados em cursos superiores, 49 estão na modalidade EAD e um em curso presencial (Odontologia). Na última edição do Prouni.
“Mais um resultado que demonstra avanços das políticas públicas do Governo do Estado, através da Secretaria da Administração Penitenciária e da Secretaria da Educação, no sistema prisional paraibano. Oportunidades ofertadas a pessoas em privação de liberdade que investem no futuro retorno ao convívio social”, destaca o secretário da Seap, João Alves Albuquerque.
Destaques para o resultado das seguintes unidades prisionais: 1. Penitenciária Silvio Porto com 10 selecionados para cursos de nível superior; 2. Penitenciária Raimundo Asfora, em Campina Grande, com oito selecionados para cursos de nível superior.
O curso com maior número de aprovados foi Administração com 35 reeducandos selecionados. Os cursos que os reeducandos optaram foram: Administração, Odontologia, Pedagogia, Gestão Ambiental e Ciências Contábeis.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, a pré-seleção tem como base o resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni onde o seu resultado tenha sido no mínimo 450 pontos na média das 5 (cinco) notas do exame e nota na redação que não seja zero.