Compartilhar

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (PTB) participou como presidente interino do Senado de uma reunião de urgência convocada pelo presidente Lula. O objetivo é discutir a invasão das sedes dos Três Poderes por radicais que pedem a anulação das últimas eleições presidenciais.

“Muitos senadores participam remotamente da reunião. Em pauta, o registro detalhado dos danos e ações contra a instituição e o patrimônio público após os ataques deste domingo”, escreveu em suas redes sociais.

Antes disso, Veneziano realizou  hoje mais cedo, uma reunião para discutir os próximos passos do Parlamento. O objetivo da reunião foi avaliar se será necessário que o Congresso aprove o decreto de intervenção na segurança pública do Distrito Federal, assinado neste domingo (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem em suas redes sociais, Veneziano criticou não apenas os atos, mas principalmente a postura do governador do Distrito Federal diante do ocorrido. Antes da invasão, Veneziano afirmou que alertou Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, sobre o risco de invasão ao Congresso Nacional.

“Os episódios verificados hoje com as invasões dos locais que sediam os Poderes da República refletem da forma mais definida o espírito terrorista com o qual agem os derrotados democraticamente no voto. Além de explicitar a participação deliberada do Governo do DF e não conter essa depredação generalizada e inadmissível”, afirmou Veneziano.

Até onde se sabe, o Congresso Nacional desligou a energia elétrica e a água para estimular a saída dos extremistas e impedir curtos-circuitos que pudessem provocar incêndios no interior do prédio. No Palácio do Planalto, peritos começam a entrar no prédio para avaliar os danos.

Assessoria