Compartilhar

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) teve seu nome confirmado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) para compor o Grupo Técnico do Turismo na equipe de transição do governo Lula. Veneziano é o primeiro paraibano a integrar a equipe, formada por 31 grupos temáticos. Ele será responsável pelo grupo temático do turismo.

Vital disputou o Governo da Paraíba pelo MDB nas eleições deste ano e contou com o apoio de Lula. No segundo turno, o emedebista apoiou Pedro Cunha Lima (PSDB), derrotado na disputa contra João Azevêdo (PSB).

Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), representa a Paraíba e o Senado, na comissão de senadores que participa da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito, até o dia 18. A COP27 também contará com a presença do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

REUNIÃO – O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) está no Egito, onde participa, em Sharm el-Sheikh, da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). Nesta terça-feira (15) ele recebeu em reunião o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o vice-presidente, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Veneziano e Pacheco estão em missão oficial, representando o Senado da República. O encontro com Lula, segundo relatou Veneziano em suas redes sociais, teve o objetivo de discutir temas variados. “O presidente Lula nos recebeu aqui na COP27, no Egito, a mim e ao Presidente Rodrigo Pacheco, para tratarmos sobre pautas diversas”, relatou o paraibano.

Mais cedo, Veneziano e Rodrigo Pacheco participaram de amplo debate sobre ‘Diálogo Empresarial para uma economia de baixo Carbono’, na mesma Conferência da ONU. Segundo Veneziano, a COP27 tem uma importância fundamental, pois os representantes dos países participantes debatem sobre adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, impacto climático na questão financeira e colaboração para conter o aquecimento global. Também deve definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris e dar previsibilidade ao financiamento climático.

Veneziano leva à COP27 dados relacionados ao Nordeste, como os impactos no desmatamento na Paraíba nos últimos anos, que servem de parâmetro da real situação da região. Ele lembra que, em 2021, o desmatamento na Paraíba foi 147% superior ao registrado em 2020 e, com isso, o estado teve o terceiro maior aumento do país, segundo dados do último Relatório Anual do Desmatamento no Brasil 2021 (RAD 2021).

Assessoria