O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, ganha de qualquer adversário, em um eventual segundo turno, é o que aponta o levantamento do Ipec divulgado neste sábado (1°), véspera da eleição.
Mas a vantagem entre ele, Pedro (PSDB) ou Veneziano (MDB), numa nova eleição, caiu, em relação a pesquisa anterior. No cenário com Nilvan, os números tiveram pequena variação. Vejamos:
João X Pedro
Na sondagem divulgada pelo Ipec, Azevêdo tem 43% por cento das intenções de voto. Ele caiu 1% em relação a pesquisa anterior, de 22 de setembro. Já Pedro chega a 39%. Um crescimento de 3% em relação a sondagem anterior. Os dois ficam tecnicamente empatados no limite da margem de erro.
Branco e nulo, de acordo com a pesquisa contratada pela TV Cabo Branco, chega a 16%. Não sabem ou preferiram não pinar, 3%.
João X Nilvan
No cenário de um eventual segundo turno com Nilvan (PL), João chega a 52% da intenções de voto e o candidato de Bolsonaro a 25%. Os dois perderam pontos percentuais em relação a sondagem anterior.
Aumentou, por sua vez, a porcentagem de brancos e nulos, de 16% para 19%; já não sabem ou não opinaram caiu de 5% para 4%.
João X Veneziano
Em um eventual segundo turno com Veneziano Vital, a vitória de João Azevêdo, segundo o Ipec, seria com 44%. Três pontos percentuais em relação a pesquisa anterior.
Veneziano chegaria a 35%, seis pontos percentuais a mais, quando comparado a pesquisa de 22 de setembro. Brancos e nulos se mantiveram em 17% e não sabem e não opinaram caiu de 5% para 3%.
Outros cenários
Em outros cenários de segundo turno apresentados pelo Ipec, sem João Azevêdo, Pedro Cunha Lima ganha de Nilvan (46% x 24%) e de Veneziano (42% x 39%). No caso de Veneziano, com uma diferença pequena e que, no limite da margem de erro, os mantém empatados.
Veneziano por sua vez, se fosse para um segundo turno com Nilvan, de acordo com o Ipec, teria 49% das intenções de voto, contra 29% do bolsonarista. Veja resumo dos três cenários abaixo, com informações e dados dos cenários simulados da pesquisa anterior.
Sobre a pesquisa
A pesquisa encomendada pela TV Cabo Branco ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 36 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.