Compartilhar

Basta uma breve pesquisa no Google por “União Brasil” para você encontrar “o maior partido do país”. É assim que a própria sigla se define, e isso tem uma razão. Após a fusão entre o PSL e o Democratas no ano passado nasceu o União Brasil com a bancada que se tornou, naquele momento, a maior da Câmara Federal.

É esse slogan que o partido deseja aplicar também na Paraíba. As metas são altas, mas completamente alcançáveis. O plano é ter o representante do estado no Senado Federal, 2 na Câmara e 5 na Assembleia Legislativa.

O principal nome do partido é o presidente estadual e candidato ao Senado, Efraim Filho. Deputado federal por 4 mandatos, Efraim estruturou a pré-campanha desde o ano passado. Tido como um municipalista, começou a articular apoios e receber dos prefeitos a gratidão pelos recursos encaminhados desde à Câmara Federal que possibilitaram melhorias nas cidades por todo o estado.
Além disso, Efraim foi firme ao apresentar seu projeto à população. Assim, saiu na frente dos adversários e começou a consolidar o que hoje está posto nas pesquisas. Efraim lidera entre os candidatos que têm a candidatura deferida. Isso porque seu principal adversário está hoje inelegível pela Justiça Eleitoral. Na opinião da população, segundo os principais institutos, a exemplo do Ipec, Efraim supera a barreira dos 20% de intenções de votos, bem à frente dos demais.

O partido planeja ficar com a única vaga disponível na Casa durante as eleições do próximo dia 02. No voo para Brasília, pelo menos mais dois nomes do partido devem acompanhar Efraim, ambos eleitos deputados federais. O partido tem 13 candidatos na disputa.
Os principais nomes são Julian Lemos, deputado federal e vice- presidente do União Brasil na Paraíba; o também deputado Damião Feliciano, reforço de peso do partido nas últimas horas da janela partidária ainda em abril; além de Rafafá, suplente que exerceu mandato durante a atual legislatura; Jacó Maciel, ex-prefeito de Queimadas; e duas mulheres que prometem surpreender
na disputa: a apresentadora Fernanda Albuquerque, também conhecida como Fernandinha; e a vereadora de Campina Grande, Carol Gomes.
Tendo em vista a expectativa de votos dos candidatos, o União Brasil vê com otimismo a possibilidade de superar o quociente eleitoral e eleger os 2 mais votados entre esses candidatos. No cenário estadual, para a Assembleia Legislativa, a meta é conquistar entre 4 e 5 cadeiras e o elenco para isso conta com representantes de cidades das mais diversas regiões do estado. Atualmente deputado estadual e considerado o principal puxador de votos, Taciano Diniz vai para a reeleição. Ele é natural de Curral Velho, cidade do Vale do Piancó, que também está representado pelo ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda. Ele vai tentar a disputa para a ALPB pela primeira vez.

Outros ex-prefeitos também se destacam no União Brasil. É o caso de Pedrito, que foi chefe do Executivo de Cruz do Espirito Santo, sendo eleito e reeleito. O mesmo se aplica a Airton Pires, que ficou 8 anos à frente da Prefeitura de São João do Rio do Peixe. Por fim, Gilbertinho, que foi vice- prefeito da cidade de Lagoa, na região de Patos.

Outros nomes que prometem competir são os de George Morais, ex- superintendente da Semob, e de Dr. Aledson Moura, liderança de Princesa Isabel e atual suplente na Assembleia Legislativa, já tendo exercido mandato.

Com um plano traçado e a campanha se aproximando do final, a expectativa no União Brasil Paraíba segue alta para alcançar as metas e se consolidar no cenário Legislativo do estado. O slogan de “maior partido do país” vai começar a fazer sentido também na Paraíba.

Ascom