Uma das prioridades do candidato a deputado federal, Mikika Leitão (MDB), será buscar recursos para implantar tecnologia de ponta no perímetro de irrigação do açude São Gonçalo, na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba.
A localidade abriga dezenas de famílias que sobrevivem da agricultura, porém, o grande desafio desses colonos é conseguir uma nova tecnologia para qualificar a irrigação. Para isso, é necessário um modelo de gestão que indique o uso eficiente da água, só assim o pequeno produtor poderá conviver com os efeitos da seca.
Os perímetros irrigados são áreas delimitadas pelo Estado para implantação de projetos públicos de agricultura irrigada que, em geral, possuem significativo potencial agricultável, caracterizado pelos solos férteis, presença hídrica, clima favorável e abundante força de trabalho.
Portanto, é preciso investir em tecnologia para favorecer a prática de demais atividades econômicas e aumentar a produção, tendo em vista, que as águas do São Francisco já estão abastecendo São Gonçalo.
“Afirmo aos colonos, que na Câmara Federal serei a voz e o responsável por conquistar a tão sonhada tecnologia de ponta que vocês precisam para qualificar a irrigação, além de destinar emendas que irão possibilitar a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas. Podem contar comigo nessa luta”, disse o vereador e candidato a deputado federal.