O senador Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) foi o primeiro candidato ao Governo do Estado nas eleições deste ano a assinar a Carta Compromisso elaborada pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). O senador abriu a Roda de Diálogo com defensoras e defensores públicos nesta quarta-feira (14), na Sede Administrativa da Instituição, e se comprometeu, caso seja eleito, com a pauta apresentada pelo corpo diretivo da DPE-PB.
O debate contou com a presença da senadora Nilda Gondim e foi transmitido ao vivo pela página da Defensoria no Youtube.
Todos os candidatos ao Governo do Estado foram convidados pela Defensoria para debater com seus membros e servidores. A Instituição já recebeu a confirmação de outros candidatos e aguarda definição de agenda para divulgar as próximas participações.
O DPG Ricardo Barros agradeceu a participação do candidato e ressaltou a importância de dialogar com todos os pretendentes ao cargo de governador, já que a Defensoria, embora seja uma instituição autônoma, é um braço importante do Estado, já que é função essencial à Justiça. “Sem uma Defensoria Pública forte não há acesso à justiça, não há diminuição das desigualdades sociais, não há Estado Democrático de Direito. Por isso, é fundamental a todos os homens e mulheres que almejam governar o Estado, ter conhecimento e consciência da importância da Defensoria Pública”, disse Ricardo Barros.
Também compuseram a mesa os subdefensores públicos-gerais Madalena Abrantes e Gerardo Rabello, o corregedor geral da DPE-PB, Alípio Bezerra, e o defensor público André Pessoa. Orçamento, subsídio, estrutura, equiparação com os poderes e população em situação de rua foram alguns dos temas tratados.
De acordo com Veneziano, o debate foi uma oportunidade para renovar seu compromisso com a Instituição e com a pauta apresentada: “Nós vamos buscar e perseguir ponto a ponto o que nos foi apresentado, principalmente para fazer uma recomposição sobre a atual realidade que foi sendo construída com defasagens ao longo do tempo. Esse é o meu compromisso: fortalecer a Instituição e isso vai ser dado a partir do primeiro dia, sempre conversando com a franqueza, com a lealdade e com aquilo que estiver disposto em termos de condições. Agradeço a todo o corpo da Defensoria, membros e servidores”, disse.