Compartilhar

O prefeito Cícero Lucena autorizou, na manhã desta segunda-feira (12), o início das obras de reestruturação da Escola Municipal Pedra do Reino, no Grotão. O ato encerra uma lista de 45 unidades que foram encontradas pelo atual gestão com as obras abandonadas e que agora estão com obras retomadas ou já finalizadas, após um esforço para elaboração de nova planilha de serviços e de novo processo de licitação. Na ocasião o gestor ainda anunciou a entrega de tablets para os estudantes do 4º e 5º ano da instituição.

“É muito bom começar a semana investindo em nossa educação, trazendo tecnologia, reformando e equipando as escolas. O fato de a obra ter sido abandonada pela primeira construtora na gestão anterior nos permitiu corrigir vícios no projeto, incluir a subestação para que a estrutura suporte mais equipamentos ligados, o reservatório para acabar com a caixa d’água e qualquer outro obstáculo que possa atrapalhar o aprendizado destas crianças”, afirmou.

A unidade vai receber modernização da fachada, construção de reservatório, pintura, execução de projeto elétrico e subestação, execução de projeto de combate a incêndio, recuperação de cobertas, pisos e esquadrias, execução de projeto de climatização, reparos e substituição de rede hidrossanitária, recuperação, substituição de esquadrias e adequação da acessibilidade. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

A secretária municipal da Educação, América Castro, afirmou que a obra tem significado especial por finalizar a etapa de retomada das obras abandonadas. “Não foi fácil chegar a este momento, mas Deus permitiu que pudéssemos concluir. Agora vamos começar as demais unidades, podendo escolher de acordo com nossos critérios, já que temos 150 escolas que precisam de reforma, pois pegamos uma Rede de infraestrutura muito ruim. Agora vamos identificar as necessidades, fazer as planilhas, licitar e iniciar as obras”, explicou.

Os estudantes receberam a notícia da reforma com muita alegria. Maria Clara Cavalcante, de 11 anos, falou sobre as dificuldades pelas condições estruturais. “Por muito tempo tivemos que faltar aula pois não tinha água. Não tinha alimento na escola, pois não tinha como cozinhas sem água. Demoramos a voltar as aulas presenciais por isso e agora estamos com muita esperança de que vamos poder vir a escola todos os dias sem nenhuma falta”, afirmou.

Outra novidade que gerou gritos e aplausos dos alunos presentes foi a chegada dos tablets. “Eu amei. Era um sonho para mim. Pretendo estudar muito com ele”, afirmou Flavyer Gabriel Pereira, de 10 anos. Ismael Almeida, de 11 anos, ainda lembrou a importância da entrega do chip junto ao equipamento. “Gostei muito pois lá em casa não tem internet e não dava para fazer pesquisa. Gostei da novidade e agora eu vou tirar muita nota boa”, previu.

O evento contou com a participação dos vereadores Toinho Pé de Aço, Doutor Luís Flávio, Marcelo da Torre e Benilton Lucena, além do secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão; e de outros auxiliares da gestão municipal.