O deputado federal e candidato à reeleição, Ruy Carneiro, parabenizou nesta quarta-feira (31), a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, por carta protocolada junto ao Supremo Tribunal Federal em defesa da categoria. Na ocasião, o parlamentar voltou a destacar a importância dos profissionais do segmento e mais uma vez reforçou o apoio incondicional ao piso nacional.
“Quero deixar registrado, mais uma vez, todo o meu apoio aos profissionais da enfermagem do Brasil, em especial aos paraibanos. O Piso da Enfermagem é uma luta justa e como pontuou Betânia, ele é constitucional e economicamente viável. Parabenizar à presidente pela carta e por defender de maneira tão firme à categoria. Seguiremos na luta em defesa dos enfermeiros e de todos os profissionais de saúde do Brasil e da Paraíba. Contem comigo. Não aceitaremos nenhum retrocesso.”, defendeu.
No documento, a presidente do Cofen defende a conquista histórica da categoria, após a Confederação Nacional de Saúde tentar contestar na justiça a implantação piso salarial sob a alegação de inconstitucionalidade.
“O piso é resultado de ampla pactuação e extenso diálogo democrático. Para se ter uma ideia, segundo estudo da Câmara dos Deputados, o custo anual para cumprir a lei e erradicar os salários miseráveis na enfermagem representa somente 2,7% do PIB da saúde, 4% do orçamento do SUS, 2% de acréscimo na massa salarial dos contratantes e 4,8% do faturamento dos planos de saúde em 2020.”, afirma um trecho do documento.
O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, deve emitir o parecer em resposta à ADI movida pela CNS nos próximos dias. Câmara Federal, Senado, Presidência da República e AGU já declararam que o piso é constitucional.
Destaque na imprensa
Ruy ainda destacou o artigo que Betânia escreveu para Folha de São Paulo, onde registrou que a enfermagem é a maior força de trabalho da saúde. “Esse espaço na imprensa também é extremamente importante para manter a sociedade atualizadas sobre as lutas da categoria. Como ela revelou, os profissionais do segmento representam aproximadamente 50% das equipes dedicadas a atender e cuidar dos pacientes.”, finalizou.
Assessoria