Compartilhar
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), realizou, neste sábado (27), em parceria com o Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB e a Associação dos Piscicultores Familiares de Santa Rita, a primeira aula do projeto de Extensão Universitária de produção de tilápia, no Núcleo de Arte e Cultura (NAC). O projeto tem a finalidade de capacitar agricultores para que eles implementem a piscicultura como mais uma fonte de renda.
As aulas são práticas e teóricas e promovem a troca de conhecimentos entre os alunos e os mediadores. A piscicultura vem se tornando uma atividade econômica importante, principalmente para o pequeno e médio produtor, em função de não necessitar de grandes extensões de terra nem grandes investimentos, mas que obtém boa rentabilidade.
Para o Secretário da Secretaria de Agricultura, Sildo Morais, promover um curso desse porte é de grande importância, principalmente para os pequenos produtores, que podem evoluir em seus conhecimentos. “A primeira aula, que teve a presença da professora Jane Elisa Torelli, consistiu na apresentação do processo de produção da tilápia, desde a escavação do viveiro, até a despesca. É gratificante levar conhecimento, seja para quem quer iniciar nesse ramo ou para quem quer aperfeiçoar seus conhecimentos”, declarou.
Foram apresentados modelos de criatórios, maneiras de manter a higienização do local, reaproveitamento de água nos cativeiros, a depender do tipo de tanque. Todas as formas foram apresentadas afim de trazer um maior rendimento para o piscicultor.
No curso, criadores também receberam informações sobre a ração artesanal, produzida pelo próprio criador para baratear os custos, alternando entre a ração artesanal e industrial. Na piscicultura, os custos com alimentação podem chegar a 70% do que é investido em toda produção. O alimento apropriado para a produção de animais aquáticos é feito à base de hortifrutigranjeiros.
Os cursos continuam para os piscicultores previamente inscritos.