Pais e profissionais da Educação terão até a próxima sexta-feira (20) a oportunidade de focar na saúde e desenvolvimento de crianças da primeira infância. Isso acontece dentro da Semana do Bebê, que foi aberta simbolicamente pelo prefeito Cícero Lucena, nesta segunda-feira (16), no Crei Delegada Maria Tereza, no Miramar.
“Entendemos que Educação é fundamental, ainda mais nessa fase inicial, onde precisam de carinho, atenção, brincadeiras para que possam se desenvolver bem. Temos compromisso com a estruturação e qualificação da nossa Educação e queremos a participação ativa dos pais, pois só assim seremos capazes de fazer da escola o lugar ideal para criar cidadãos melhores”, afirmou.
As atividades acontecem nos 88 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Durante toda a semana serão realizadas atividades voltadas para a saúde, práticas pedagógicas e assistência social. Crianças do berçário vão ter atividades de musicalização em família, o maternal vai aproveitar contação de histórias e a pré-escola ateliês de pintura.
Também serão realizadas campanhas de vacinação, palestras sobre alimentação, atividades intersetoriais com os Centros de Assistência Social e oficinas de brinquedo, circense e corporiedade.
A secretária municipal da Educação, América Castro, destacou que a Semana atende além do bebê, considerando crianças de toda a primeiRa infância, que vai até os seis anos. “Nosso objetivo vai de encontro ao propósito da Unicef de garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil fazendo disso uma prioridade”, explicou.
Durante a abertura foram entregues kits de higiene pessoal contendo fraldas descartáveis, shampoo, creme de pentear, sabonete líquido, creme para assadura e colônia. Serão aproximadamente 13,5 mil kits que vão atender crianças de 0 a seis anos.
Cícera Xavier, mãe de João Miguel, de 5 anos, conta que a Semana do Bebê sempre trouxe momentos importantes para ela e para o filho. “Ajuda muito na sociabilidade, dividir material escolar, traz informações importantes sobre cuidado com saúde também, como foi o caso da virose da mosca. Estamos na expectativa para aprender ainda mais desta vez”, afirmou.
Secom-PB