Ao menos 60 crianças na cidade de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba foram vacinadas com doses de adulto e vencidas contra a covid-19. O caso veio à tona na sexta-feira (14) e o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que a Secretaria deverá intervir diretamente na imunização.
“Autorizamos não enviar doses pediátricas a Lucena e assumir a vacinação lá. Não é nossa atribuição, pois há fragilidade evidente em relação a vacinação em Lucena”, ressaltou.
O secretário informou que equipes da vigilância estadual estão se dirigindo para identificar todas as crianças, ter contato e monitorá-las. “Nenhuma delas apresentou evento adverso. Aguardamos a apuração dos fatos e as crianças devem tomar o imunizante da Pfizer pediátrica. Pelas vacinas estarem vencidas o fator de imunogenicidade é menor e as respostas menores. A orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que possamos revacinar as crianças com a dosagem pediátrica e com vacinas em pleno estado de validade”, disse.
A vacinas de adulto e fora do prazo de validade foi aplicadas em uma unidade básica de saúde da zona rural do município por uma técnica de enfermagem. O caso já foi encaminhado para apuração do Ministério Público Federal (MPF).
Em nota, a Prefeitura de Lucena afirmou que a decisão foi “tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável”, aponta.
Veja a nota na íntegra:
Paraiba.com.br