O Ministério da Saúde afirmou neste domingo (12), em nota, que os dados de brasileiros vacinados contra a Covid-19 foram recuperados. Na madrugada de sexta-feira, diversas plataformas integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) saíram do ar em decorrência de um ataque hacker. Na tarde deste domingo os sistemas completaram 60 horas fora do ar sem previsão de retorno.
Sistemas como o ConecteSUS, que serve como certificado digital de imunização, continuam indisponíveis à população. Em algumas capitais, é exigido que a pessoa apresente o comprovante para frequentar espaços, como academia, clubes e shows.
“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso”, diz o comunicado da pasta.
O governo também registra que, no momento, “a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”.
Além do ConecteSUS, a plataforma e-SUS e o próprio site oficial do Ministério da Saúde foram alvos de ataques cibernéticos. Ao acessar os sistemas, os usuários encontravam uma mensagem informando que os dados foram copiados e excluídos.
Agência Brasil