A um ano das eleições gerais de 2022, o xadrez político paraibano está cada vez mais movimentado. Muitos atores políticos já ensaiam suas pré-candidaturas a deputado federal, para ocupar uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal.
E como em todo pleito, algumas das cadeiras da Paraíba na Câmara dos Deputados podem ser ocupadas por “caras novas”, diferentes das que atualmente ocupam o posto. Entre pré-candidatos já oficializados e outros rumores da política local, alguns nomes já surgem para disputar o próximo pleito.
Separamos 20 nomes que devem disputar o cargo no próximo ano, divididos em quatro grupos de cinco integrantes cada. O critério de divisão foi a probabilidade, em tese, desses candidatos serem eleitos, devido a questões como agrupamento político, partido ao qual está filiado, recursos de fundo eleitoral e partidário, tempo de exibição em rádio e televisão, pela própria musculatura de seus nomes, entre outros. Os grupos estão dispostos em ordem decrescente (da maior probabilidade para a menor).
É importante destacar que esses critérios podem (e devem mudar), pois muitos pré-candidatos podem mudar de partido político até a efetivação da candidatura. O primeiro grupo conta com os cinco pré-candidatos, que a preço de hoje, têm em teoria maiores chances de serem eleitos (confira os demais na sequência). São eles:
Murilo Galdino: Secretário de Articulação Política da Paraíba, Murilo é irmão do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), e disputará o cargo pelo Avante.
Ricardo Barbosa: Atualmente no PSB, o deputado estadual Ricardo Barbosa já anunciou que disputará o cargo por outra legenda.
Mersinho Lucena: Filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, Mersinho é vice-prefeito de Cabedelo e disputará o pleito pelo partido do pai, o Progressistas.
Nobinho Almeida: Nobinho é o atual prefeito de Esperança, e deverá concorrer ao cargo pelo Progressistas.
Ana Cláudia Vital: Secretária estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia atualmente é filiada ao Podemos.
Segundo grupo
Dalton Gadelha: Empresário, Dalton é irmão do ex-deputado federal Marcondes Gadelha. Ele e a família são filiados históricos do PSC.
Rafafá: Rafafá é atualmente suplente de deputado federal, tendo assumido o mandato por quatro meses em 2021. Ele deverá disputar novamente o cargo pelo PSDB.
Nilvan Ferreira: Atual presidente do PTB da Paraíba, Nilvan é um dos principais representantes do bolsonarismo no Estado. Chegou a disputar o segundo turno das eleições para a prefeitura de João Pessoa em 2020.
Luiz Couto: Luiz Couto já exerceu o mandato de deputado federal, e em 2018 tentou se eleger para o Senado, porém, sem sucesso. Para 2022, Couto já afirmou que é candidato à Câmara pelo PT.
Estela Bezerra: Estela Bezerra é outra integrante do PT que deve disputar o cargo em 2022. Atualmente, Bezerra ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Terceiro grupo
Euda Fabiana: Filiada ao MDB, Euda Fabiana é ex-prefeita de Cuité (de 2009 a 2016) e deverá disputar uma vaga na Câmara.
Jacó Maciel: Jacó Maciel é ex-prefeito de Queimadas, tendo governado a cidade por um mandato. Ele disputou a prefeitura novamente em 2020 pelo PSDB.
Tatiana Medeiros: Médica, Tatiana Medeiros chegou a lançar seu nome para a prefeitura de Campina Grande em 2020, mas posteriormente se uniu ao também candidato Inácio Falcão e disputou o cargo de vice-prefeita, pelo MDB.
Bispo José Luiz: Atual vereador de João Pessoa, especulasse que o Bispo José Luiz lançará seu nome para o Congresso. Atualmente, o bispo é filiado ao Republicanos.
Eudócio Dantas: Eudócio Dantas, outro representante do bolsonarismo na Paraíba, é o atual vice-presidente estadual do PTB e também presidente do diretório municipal da sigla em João Pessoa.
Quarto grupo
Rafaela Camaraense: Rafaela atua como secretária Executiva de Juventude na gestão estadual e pode disputar o cargo pelo Cidadania.
Caio da Federal: Atualmente ocupando um posto de Policial Federal, Caio da Federal vem movimentando os bastidores da política local. Ele se coloca como defensor do conservadorismo. Existe a possibilidade de disputar a vaga pelo PTB.
Cabo Gilberto: Líder da oposição da ALPB, Cabo Gilberto sempre é lembrado para disputar os cargos como representante de Bolsonaro. Atualmente no PSL, Gilberto já afirmou que seguirá o presidente e irá se filiar ao mesmo partido que o chefe do executivo nacional.
Eliza Virgínia: Única vereadora de João Pessoa na atual legislatura, Eliza é cotada para disputar uma vaga na Câmara. Também defensora dos ideais de Bolsonaro, Eliza atualmente é filiada ao PP.
Leila Fonseca: Professora da Universidade Federal da Paraíba, Leila já se candidatou a deputada estadual em 2018 e foi candidata a vice-prefeita de João Pessoa em 2020, ao lado do candidato Wallber Virgolino, pelo Patriota.