No dia dos professores, a entrevistada da tarde no Arapuan Verdade foi a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro. Ela fez críticas a gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV) na educação, respondeu sobre o retorno das aulas em João Pessoa e a vacinação de professores.
Críticas a gestão de Cartaxo
Perguntada sobre como recebeu a Secretaria ao iniciar o mandato, América Castro fez críticas a gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV) e a condução das obras nas escolas do município.
“A gente encontrou na rede 45 unidades sem funcionar. São 100 unidades no total, ou seja, são quase 50% que começaram as reformas no ano passado e não concluíram. Dessas 45, somente 3 dos vencedores do certame na época deram continuidade. 12 já demos ordem de serviço e outras 3 já foram entregues”, observou a secretária.
Quando as aulas devem voltar a ser 100% presencial?
“Quem vai dar a previsão é a secretaria de Saúde, não somos nós. A nossa rede nas escolas já retornaram presencialmente, de forma híbrida. Nas unidades de educação infantil, já retomamos 90%. No ensino fundamental, foram 30%. Creio que na retomada do semestre, no próximo ano, a gente já possa aumentar o nível, mas no momento a orientação que temos é essa”, relatou.
Retorno dos professores às escolas e violência
“Em relação a vacinação, nossos professores estão 99,7% dos profissionais de educação vacinados, com ao menos uma dose. Alguns professores a gente vai precisar chamar para conversar e verificar. A orientação é que estejam todos vacinados. Em relação à violência, não está só nas escolas, está em todo canto”, disse América.
Promessas aos professores do município
A secretaria foi perguntada sobre se há boas notícias para os professores do município nesse dia 15.
“O prefeito Cícero me mandou hoje pela manhã algumas propostas de campanha como, por exemplo, o projeto de tecnologia nas redes e a valorização na progressão de carreira dos professores. Além de já estar concluindo a aquisição de equipamentos para nossos profissionais da educação. Para que nossos servidores possam ter um equipamento de trabalho”, relatou América.
“O décimo quarto salário será avaliado também, a gente está mantendo o escola nota 10 que já é feito há alguns anos”, revelou.
“E também para o nosso aluno, para interagir com o professor. Principalmente nesse período notamos muitas dificuldades. Vamos distribuir tablets para nossos alunos e também a internet, vamos fazer uma parceria com o Google, trazendo mais serviços para melhorar o entrosamento com os alunos”, completou.
Polêmica PB