Compartilhar

O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) será acionado pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A informação é do deputado e presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB).

Gilberto desrespeitou a norma aprovada na última sessão da ALPB que regulamenta a volta das atividades presenciais (de maneira híbrida) na Assembleia. Apenas deputados e servidores vacinados contra a Covid-19 podem entrar na Casa de Epitácio Pessoa. Cabo Gilberto, no entanto, se dirigiu à Assembleia, e de posse de um exame negativo contra a Covid-19, entrou no prédio para participar da sessão. O parlamentar ainda não está vacinado contra a doença.

“A presença de vossa excelência no plenário vai sempre gerar esses constrangimentos”, disse Galdino, ao se direcionar a Cabo Gilberto.

“Vossa excelência tem o seu direito? Sim, de não tomar a vacina. Mas os seu direito é pequeno em relação ao coletivo. E o seu direito fica menor ainda quando vossa excelência está atingindo o nosso bem maior, está colocando em risco o nosso bem maior, que é o direito à vida”, prosseguiu Galdino. A conduta do parlamentar será analisada pelo Conselho de Ética da Casa.

O debate sobre a permissão ou não da presença do deputado Cabo Gilberto dura mais de 2 horas. O deputado Hervázio Bezerra (PSB) levantou questão de ordem para cobrar explicações sobre a presença do Cabo em plenário. Ele ameaçou se retirar da sessão caso Gilberto permanecesse em plenário.

Posteriormente, o deputado Manoel Ludgério (PSD), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, afirmou que já existe em tramitação um processo contra a atitude do deputado Cabo Gilberto. Segundo ele, a matéria deve ser apreciada na próxima semana pelo grupo.

“Quero comunicar ao plenário que estou terminando de fazer a leitura, bem fundamentada e com todo o equilíbrio necessário, de um material que já foi protocolado no Conselho de Ética da Casa que trata de uma reclamação contra a conduta parlamentar do colega deputado Cabo Gilberto”, disse.

“Oportunamente nós daremos ciência ao plenário da Casa, mas em primeiro lugar os membros da comissão do Conselho de Ética. Nós já temos essa matéria tramitando e vamos conduzi-la com o maior equilíbrio […]. Creio que até a terça-feira da próxima semana, estamos nos reunindo, todo o Conselho de Ética, para apreciar e deliberar o parecer”, finalizou.