Compartilhar

A Paraíba aplicou cerca de 3 mil doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac que tiveram a distribuição e aplicação suspensas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último sábado (4). A informação é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros.

A Anvisa determinou no último sábado a interdição de 25 lotes do imunizante, totalizando pouco mais de 12 milhões de doses. A secretaria estadual de Saúde confirmou que recebeu dois lotes entre os elencados pelo órgão regulador, tendo recebido pouco mais de 25 mil unidades. O motivo da interdição foi o envasamento dessas doses em uma fábrica não aprovada pela Anvisa.

Em conversa com o Polêmica Paraíba, Geraldo afirmou que a decisão da Anvisa é “cautelar preventiva”, portanto, sem necessidade de causar alarmismo nas pessoas. Ele afirmou ainda que não foi identificado nenhum evento adverso até o momento.

Geraldo esclareceu também que as secretarias municipais de saúde estão levantando o número de pessoas, e em quais municípios, foram aplicadas essas cerca de 3 mil doses, e que a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) já monitora a situação.

Tão logo foi notificada pela Anvisa da interdição dos lotes, a secretaria estadual iniciou o processo de notificação aos municípios sobre a suspenção da aplicação do imunizante. Os lotes listados como suspensos pela Anvisa e que chegaram à Paraíba foram recebidos, um deles em julho e o outro em setembro. Deles, foram distribuídas aos municípios 13.220 doses.

Polêmica Paraíba