Mesmo com o avanço da variante delta no mundo e nas grandes cidades do Brasil, os governantes têm se esforçado para voltar com as aulas. Na tarde da quarta-feira (18), o ministro Queiroga afirmou que a vacinação de adolescentes não deve acontecer nos próximos dias, justamente o público que frequenta as escolas. Na maioria das vezes, os colégios não tem preparação adequada para seguir as medidas de segurança contra a Covid-19.
Esse foi o caso identificado em 19 escolas de João Pessoa pelo Procon Estadual durante uma ação de fiscalização. As instituições descumpriam os protocolos contra a doença, foram notificadas e terão cinco dias para se adequarem, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (19).
Entre os problemas encontrados, a disposição das cadeiras colocava os alunos frente a frente, além disso, a distância de 1 metro e meio entre as cadeiras também não era obedecida. As lixeiras também não continham dispositivos para evitar o uso da mão e os locais de acesso não continham demarcação no chão para evitar aglomeração.
Além das infrações referentes a pandemia, o Procon também identificou ausência de cartazes que informem sobre os Direitos do Consumidor.
Procon-PB