Compartilhar

Na manhã desta quinta (01), ressurgiu a possibilidade de Aguinaldo Ribeiro estar de saída do PP. É fato que, aqui na Paraíba, as coisas para ele andam no país das maravilhas, com vice-prefeito em Campina e prefeito em João Pessoa, o PP, capitaneado com ele cresceu e se consolidou. Além disso, ele luta para ser o candidato a senador de João.

Mas, Aguinaldo é deputado federal e as pautas nacionais têm interesse total a ele e o cenário não é favorável. O PP apoia Bolsonaro, a quem João quer distância, além disso, desde as eleições para a Câmara Federal, a relação de Aguinaldo com a cúpula do PP está desgastada.

Uma matéria do repórter Samuel de Brito lembra que, ainda em janeiro, quando Aguinaldo tinha a pré-candidatura à presidência da Câmara Federal posta, circulou uma informação que haveria um acordo do deputado paraibano com o PSL. Na época, Aguinaldo não tinha o apoio do próprio partido, que já havia lançado Arthur Lira, que viria a ser eleito. As informações apontavam que o PSL apoiaria Aguinaldo em troca de uma filiação futura. Seis meses depois, a história ganhou novos contornos.

No jantar em Brasília que fechou a filiação do apresentador José Luiz Datena ao PSL, esteve presente, além de líderes do partido e do MDB, o deputado Aguinaldo Ribeiro. Vale lembrar que PSL e MDB têm um acordo em torno de um projeto nacional visando as eleições do ano que vem. Mas o que Aguinaldo, do PP, base de Bolsonaro, foi fazer no jantar?

Para o presidente estadual do PSL, Julian Lemos, a presença do colega parlamentar “não tem nada de especial”. Em entrevista exclusiva à reportagem, ele afirmou que Aguinaldo, na sua visão, também está em busca da construção de uma terceira via. “Ele estava em Brasília, tem contato com o pessoal também, é normal. Em Brasília, todo mundo se conhece, e como ele faz parte, ele é um entusiasta da terceira via, me parece, é natural que esteja”, respondeu Lemos.

Aguinaldo ainda segue distante da cúpula nacional do PP desde as eleições para a presidência da Câmara. Questionado se o jantar não pode significar uma mudança de partido de Aguinaldo ou se há um convite para que isso aconteça, Julian Lemos foi taxativo: “Não penso nisso não”. Ele completou dizendo que não há expectativa de uma possível ida do pepista ao partido: “O PSL aqui na Paraíba já tem uma linha de pensamento, eu não tenho nenhuma expectativa de Aguinaldo vir para o PSL”.

Vale lembrar que Julian Lemos e Aguinaldo Ribeiro não têm uma boa relação, mas o PSL quer crescer e se manter como um partido grande, Bivar, presidente nacional, vê em Aguinaldo um nome que pode acrescentar. Ele vai convencer Julian Lemos?

Voz da Paraíba com informações do Polêmica Paraíba