Compartilhar

Durante a pandemia, a atenção básica à saúde é fundamental na prevenção de casos da doença, mapeando possíveis focos de contágio, testando a população, identificando os sintomas e isolando as pessoas assim que os casos são identificados. A atenção básica à Saúde não foi dada a devida atenção durante a pandemia no Brasil, motivo inclusive de críticas durante a CPI da Pandemia.

No entanto, algumas cidades paraibanas se destacam pela atenção à saúde básica entre elas está o município de Ibiara e outras 16 cidades paraibanas, a exemplo de Cabaceiras
e Monteiro (a lista completa você vê abaixo). O Voz da Paraíba noticiou que o município de Ibiara já tomava medidas eficazes para identificar casos da doença, realizando testagem em massa e distribuindo álcool 70 nas unidades de saúde.

Tais razões foram fundamentais para ser incluído entre os 225 municípios do país que receberam o Certificado de Reconhecimento à Atenção Primária à Saúde. Entre as cidades paraibanas estão: Logradouro, Monteiro, Serraria, Nova Olinda, São Francisco, Santana de Bandeira, Matureia, Bernardino Batista, Serra da Raiz, Alagoinha, Cabaceiras, São Domingos do Cariri, Riachão, Condado, Pedra Branca e Boa Ventura, além de Ibiara.

A Paraíba se destaca entre os estados com maior número de cidades. Além da Paraíba, apenas Alagoas, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Pernambuco e Piauí têm mais de uma cidade. Espírito Santo e Sergipe com uma cidade cada completam a lista dos estados que tiveram cidades no relatório.

Um exemplo que dá para se ter atenção à saúde primária mesmo em municípios pequenos.

Veja a lista dos municípios aqui

Voz da Paraíba