Compartilhar

Em primeiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa, Junio Leandro (PDT) já conhecia bem a Casa antes de entrar como vereador. Ele construiu sua trajetória ao lado dos trabalhadores da Saúde, desde 2010, é agente de saúde, concursado pela Prefeitura de João Pessoa.

Antes de começar o trabalho na Câmara Municipal, Junio Leandro foi responsável por conquistas significantes para sua categoria, o que lhe rendeu alguns ‘inimigos’ dentro da própria Casa do Legislativo municipal. Ele conta que foi barrado por seguranças, inúmeras vezes, quando tentava conseguir diálogo:

“Por diversas vezes, não só na Câmara, como na Secretaria de Saúde, como na própria prefeitura, no gabinete do prefeito (na época Luciano Cartaxo), muitas vezes, eu aqui do lado de fora, tentava entrar e era barrado pelos seguranças. Todos os seguranças aqui da Casa me conhecem. Quando eu ganhei a eleição, fiz uma postagem nas minhas redes sociais em que eu disse: ‘É, eu acho que agora os seguranças da Câmara vão me deixar entrar’. Hoje eu tenho esse privilégio e a confiança de entrar pela porta da frente”, contou, com bom humor.

E a luta valeu a pena, já que a categoria conseguiu gratificações, liberação do FGTS que estava retido, o repasse do EPI e a mudança do horário das atividades de campo, além disso, finalmente os agentes de saúde se tornaram estatutários no município. ou seja, passaram a ter estabilidade e aposentadoria garantida:

“Quando começou essa luta, a categoria estava desinformada das leis, dos recursos que vinham. Brasília mandava recurso para os trabalhadores e os trabalhadores preocupados em exercer sua função, não percebiam que o recurso vinha e a gestão não repassava”, diz Junio Leandro.

A partir daí, suas ideias começaram a encontrar apoio: “Então, eu comecei me atentar a isso, fui galgando, procurando os trabalhadores e as trabalhadoras, marquei uma reunião e depois fiz o trabalho de desconstrução e construí na mente dessas pessoas que através da luta era o caminho mais curto para essas vitórias. Em cima disso, a gente foi construindo e conseguindo a confiança de muitos colegas”, relata.

“De lá pra cá a gente conquistou muitas vitórias, graças a todos, claro, sozinho eu não seria capaz de conseguir. Então, assim, para o que era antes e para o que é hoje, mostra que, de fato, a luta vale muito a pena”, conclui.

Voz da Paraíba