Compartilhar

 

O município de Ibiara, no Vale do Piancó, vem avançando no processo de vacinação e nas ações de combate e prevenção à Covid-19. De acordo com a coordenadora de imunização, Tereza Lídia, o objetivo da gestão municipal é dar todo apoio à população em todas as áreas, principalmente com relação à saúde e assistência social. Ela afirmou que o município já aplicou 83,04% do total de vacinas enviadas pelo Governo do Estado.

Ainda de acordo com Tereza, desde o início da pandemia já foram realizadas diversas ações de combate à Covid-19 junto à população, bem como atuação mais efetiva da vigilância em saúde no município. Ela afirmou ainda que a maior problemática enfrentada é a falta de colaboração da população frente aos cuidados de prevenção e combate à Covid: “Infelizmente ainda há uma parcela da população que persiste em não usar máscaras, frequentar ambientes com aglomerações, festas em zonas rurais, locais de difícil acesso, organizadas sem a autorização e conhecimento da gestão municipal”, lamentou.

Informações da coordenação de imunização dão conta de 35 casos ativos diagnosticados no dia de ontem (17 de maio de 2021), após a realização de 47 testes SWAB de casos suspeitos sintomáticos. “E estamos aguardando os resultados. Tivemos também duas transferências de pacientes que estavam em observação no Centro COVID-19, ambos com seu estado de saúde estável, para a rede hospitalar de referência, por necessidade de uso contínuo de oxigênio, sendo os pacientes recebidos pelo Hospital Regional de Patos. Tivemos ainda uma paciente que estava internada no hospital de Piancó e foi solicitado que a mesma fosse levada à mesma unidade hospitalar (HRP) para realização de tomografia computadorizada (TC), sendo a mesma encaminhada via SAMU, o resultado da TC não foi positivo para COVID-19”, explicou a coordenadora.

Como medida de prevenção, foi publicado ontem um novo decreto com medidas mais restritivas de circulação, visando o combate e prevenção à COVID-19. Além disso, a gestão em saúde já traça novas estratégias e ações preventivas e de mobilização de toda a população de Ibiara.

“Também foi intensificado o programa de vacinação dos idosos de forma segura, organizada e planejada em todo o município e, com isso, os pacientes da zona rural não precisam se deslocar para local de vacinação para, receberem a vacina do COVID-19 . Eles recebem a vacina em suas casas. Os pacientes que residem na zona urbana, tendem a se deslocar para as salas de imunizações do município, tendo em vista que os pacientes com dificuldades de locomoção, são vacinados em suas residências”, finalizou Tereza Lídia.

Voz da Paraíba