Seguindo determinação da Justiça Federal na Paraíba, o ministério da Saúde deverá enviar mais 60 mil doses da CoronaVac ao Estado até a próxima segunda-feira (26). A informação foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, nesta quinta-feira (22).
A atitude vem após a Justiça determinar o envio de mais doses do imunizante, além do já estabelecido pela distribuição a todos os estados, para que possa ser concluída a aplicação da segunda dose da vacina a pessoas que já foram vacinadas pela primeira vez. Em João Pessoa, por exemplo, a vacinação da segunda dose está suspensa por falta desses imunizantes.
O prazo recomendado de aplicação entre as doses da CoronaVac é de 28 dias e muitas pessoas, devido à falta da “D2”, estão ultrapassando esse prazo.
“Há um aceno do envio adicional, em função de uma demanda judicial, de 60 mil doses da CoronaVac, no sentido de contemplar a população que precisa realizar a aplicação da segunda dose e ainda não recebeu”, disse o secretário em entrevista à rádio CBN.
Uma remessa com 59.300 doses de vacinas, 47.500 da Oxford/AstraZeneca e apenas 11.800 de CoronaVac, está previsto para chegar na tarde desta quinta-feira. A distribuição desses imunizantes aos municípios será iniciada às 7h desta sexta-feira (23).
Polêmica Paraíba