Compartilhar

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, garantiu em entrevista a um programa de rádio da Capital que a vacinação na Capital vai começar ainda nesta terça-feira (19), porém pediu ‘pé no freio’ com as divulgações devido ao número reduzido de doses. Ele destacou que a vacinação irá começar pelos profissionais de saúde que estão atuando no front do combate à Covid-19.

“Vamos receber 14 mil doses e obedecer rigorosamente os critérios do Ministério da Saúde para vacinar os grupos prioritários. Não tem como discutir, tem que vacinar o grupo que está no front do combate, envolvendo as pessoas que trabalham com o coronavírus. Não teremos de imediato vacinação aberta”, disse.

O secretário destacou que nesta terça-feira, às 08h, terá uma reunião com o chefe de imunizações, Fernando Virgolino e o comitê Covid-19 para análise de quem irá receber as vacinas. “Minha sugestão, já acatada pela maioria do comitê, é que seja priorizado o grupo das pessoas que cuidam dos pacientes com sintomas de Covid-19”, contou.

De acordo com Rocha, mesmo após serem vacinadas, as pessoas precisam seguir os cuidados de saúde como uso de máscara, álcool em gel, lavagem de mãos e distanciamento social. “É preciso evitar, acima de tudo, aglomeração. E tem que tomar a segunda dose daqui há 21 dias, a resposta imunológica deve levar pelo menos 45 dias”, disse.

“Como vieram poucas vacinas temos que ter bom senso”, contou. O secretário não soube precisar se as 14 mil vacinas são destinadas à primeira dose ou se já é o quantitativo para as duas doses. “Se não houver garantia da segunda dose, então vacinaremos 7 mil pessoas”, completou.


Redação