Compartilhar

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, realizou na manhã deste sábado, 16, vistoria dos 10 leitos do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I destinados a pacientes com Covid-19 oriundos de Manaus (AM). Outros 10 leitos foram contratados pela Secretaria Municipal de Saúde no Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na vistoria, Bruno esteve acompanhado do secretário Filipe Reul (Saúde), do diretor do Pedro I, Dr. Tito Lívio, e da primeira-dama Juliana Brito Cunha Lima.

Segundo Bruno Cunha Lima, caso a capital do Amazonas realmente precise transferir seus pacientes para Campina Grande, o governo municipal vai garantir o apoio e o suporte necessários para atender da melhor forma possível essas pessoas.

O prefeito observou que, caso estivesse acontecendo o contrário, os campinenses gostariam de encontrar uma porta aberta para socorrê-los, mesmo em outro Estado. “Precisamos, então, estender as mãos para quem precisa”, afirmou.

Conforme avaliou o prefeito, as enfermarias vistoriadas estão limpas, equipadas e prontas para receber os futuros pacientes. Todos os leitos, inclusive, contam com pontos de oxigênio e outros recursos de tratamento.

Bruno informou que o Pedro I conta com 134 leitos de enfermaria para o tratamento do Covid-19, sendo que 47% estão ocupados, numa demonstração de que a situação na cidade está sob controle.
Além dos leitos do Pedro I, explicou que outros dez leitos de enfermaria estão assegurados para os amazonenses graças a uma parceria com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (da UFCG).

Também informou que na próxima semana vai ser divulgado um protocolo especifico para os profissionais de saúde de Campina Grande.

Protocolo

Bruno também informou que, na próxima semana, vai ser divulgado um protocolo especifico para os profissionais de saúde de Campina Grande que vão se dedicar, caso seja necessário, ao atendimento aos pacientes oriundos da região Norte.

Vacinação

Por fim, o prefeito Bruno Cunha Lima expressou o seu otimismo quanto ao combate à Covid-19. Disse que espera iniciar, nos próximos dias, a vacinação dos segmentos prioritários de Campina Grande, a exemplo das pessoas com mais de 75 anos e profissionais da saúde.

Por fim, Bruno voltou aos campinenses  mantenham a calma, a esperança e não se descuidem quanto aos cuidados da própria saúde, pois serão asseguradas no devido tempo vacinas para toda a população. Disse que espera iniciar, nos próximos dias, a vacinação dos grupos prioritários de Campina Grande nessa primeira etapa: pessoas com mais de 75 anos, idosos internados em casas de permanência (asilos) e profissionais da saúde.

Redação com Assessoria