A eleição municipal deste ano apresentou uma queda no número de mulheres eleitas prefeitas no estado da Paraíba. Em 2012, 49 mulheres foram eleitas; em 2016, 39 conseguiram uma vaga no executivo municipal. E nas eleições deste ano, apenas 37 conseguiram chegar lá.
Entretanto, existe duas regiões na paraíba que elegeram sequencialmente 5 mulheres; esse fato o ocorreu da cidade de Araçagi no brejo paraibano, a cidade de Marcação no vale do Mamanguape.
Conheça as prefeitas eleitas.
Na cidade de Araçagi a líder da oposição Josilda Macena (PSDB), conseguiu derrotar o atual prefeito Murilo Nunes (Cidadania). Ele somou 5.577 votos.
Em Itapororoca, a atual prefeita Elissandra Brito (DEM), conseguiu a reeleição, derrotando a candidata do governo Josilda Lopes (Cidadania). Elissandra obteve 8.106 votos.
Na capital do Vale, Mamanguape, a atual prefeita Maria Eunice também conseguiu a reeleição, obtendo uma votação expressiva de 14.991 votos, derrotando nas urnas o economista Fabrício Sales (PP).
Em Rio Tinto, a cidade passou por uma eleição histórica, onde nas últimas urnas, a Servidora Pública Federal, Magna Gerbasi (PP), conseguiu vencer o atual prefeito Fernando Naia (Cidadania). Ela somou 6.278 votos; Naia, 6.145. Uma diferença de apenas 133 votos.
E por último, no município de Marcação, a atual prefeita Eliselma Silva (DEM) foi reeleita com 2.965 votos, derrotando o oposicionista Serginho (PSDB). Lili foi a única indígena eleita prefeita na Paraíba.
Redação – Voz da Paraíba.